Skip to main content
IHS Med

Fototerapia no tratamento de feridas de difícil cicatrização

A laserterapia consiste no tratamento de uma injúria com a irradiação de luz proveniente de um aparelho de laser de baixa intensidade

O laser de baixa intensidade é uma terapia não invasiva, considerada indolor e livre de efeitos colaterais. O feixe de luz aplicado na região com a dose e o tempo correto causa um efeito fotoquímico e foto físico que tem o poder de modular a resposta do corpo a inflamação, ou seja, quando aplicado sobre uma lesão no tecido, ela acelera a cicatrização natural do corpo, fazendo com que ela feche mais rápido, tratando e evitando infecções por bactérias e tirando a dor e o desconforto do paciente.

  • Efeitos do laser no tecido lesionado:
  • Acelera a cicatrização de feridas;
  • Alívio da dor;
  • Diminui a chance de queloides e cicatrizes maiores.

Algumas pessoas apresentam feridas de difícil cicatrização, onde tratamentos convencionais como pomadas cicatrizantes e curativos só não apresentam bons resultados sendo mais comum em pacientes diabéticos, hipertensos ou com problemas de circulação.

A luz vermelha na aplicação local e a Terapia ILIB (laser sistêmico) agem sinergicamente no tratamento de feridas de cicatrização mais difícil e lenta, acelerando os resultados do tratamento local e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Esta junção potencializa os tratamentos de diversas patologias como: úlceras,
queimaduras, feridas diabéticas e deiscências pós-cirúrgicas.
A cicatrização ocorre por incremento à produção de ATP, liberação de fatores de crescimento, aumentando assim a velocidade de mitose das células, estimulando a microcirculação, formando novos vasos a partir dos já existentes, permitindo que a localidade da lesão se torne um ambiente propício para uma cicatrização rápida, eficiente e mais homogênea.

Leave a Reply